Devida a dúvidas constantes de nossos cliente e parceiros, elaboramos esse guia para sanar dúvidas referentes à certificação de produtos. Vejamos as questões mais corriqueiras:
Primeira parte:
Laboratório do próprio fabricante. É conhecido também pelo nome de laboratório de qualidade. Nele, a empresa realiza testes preliminares de qualidade em seus produtos. Porém, na maioria dos casos, consiste em uma instalação simples, menos equipada e com uma pequena gama de ensaios.
Segunda parte:
Quando o fabricante ou importador vem até o nosso laboratório diretamente, sem a indicação de um Organismo de Certificação de Produto (OCP). Esse contato normalmente acontece quando clientes procuram fazer pré-testes (ensaios não oficiais para certificação), desenvolvimento de novos produtos, alterações em projetos, teste de novas matérias-primas, novos métodos de fabricação e etc.
Terceira parte:
O processo de certificação. Três diferentes personagens participam dessa relação: o fabricante ou importador; o Organismos de Certificação de Produto (OCP); e o laboratório de ensaios (no caso o Instituto Lab System). Ao entrar em contato com o OCP, o fabricante é direcionado ao nosso laboratório, que ficará encarregado de realizar os testes conforme as normas solicitadas e pertinentes.